quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Henry Ford

"Ainda bem que as pessoas do país não entendem o nosso sistema bancário e monetário, pois se o entendessem creio que haveria uma revolução na manhã seguinte"
Vem esta frase a propósito do acordo que perdoa à Grécia 100 mil milhões de euros e da decisão de aumentar a capacidade do fundo europeu para 1 bilião (milhão de milhões) de euros. Mais...de acordo com o projecto de conclusões da cimeira da Zona Euro que decorre esta noite em Bruxelas, os chefes de Estado e de Governo dos 17 países do espaço monetário único convidam Portugal e Irlanda, países com programas de assistência em curso, a "prosseguirem os seus esforços, manterem-se comprometidos com as metas acordadas e estarem prontos a tomar quaisquer medidas adicionais necessárias para atingir essas metas".
Pois bem! estas medidas avulso vem reforçar fragilidades antigas. Não me parecem estruturais pelo que, um destes dias estaremos seguramente não na mesma mas pior. Mais pobres... mais descrentes ... mais revoltados! É preciso mudar de paradigma. Mudar aquilo que tem que ser mudado. Repensar  globalmente agindo localmente. Como dizia Einstein "com as mesmas políticas, com a mesma formula, com as mesmas pessoas obteremos exactamente os mesmos resultados. Se a crise tivesse alguma virtuosidade seria a de justamente, possibilitar uma outra aproximação aos problemas ... a de repensar o futuro. Um futuro mais solidário e mais justo para todos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado...